quarta-feira, outubro 08, 2008


Velórios

1
Este fim de semana fui a uma velório. Confesso que só o faço quando gosto realmente de pessoa que decidiu que estava fartinha de cá andar e foi pra o bem bom, lá nos encontraremos! Mas há sempre pormenores que me saltam à vista, o caixão aberto é o primeiro deles. Qual é a intenção de colocar a pobre pessoa como que se estivesse numa montra? Ainda por cima estando com tão mau aspecto e cheia de rendas por cima? Tenham dó, ninguém merece!
Outra questão é toda a função social que um velório tem. Passo a explicar.. os velórios são locais perfeitos de colocar a vida dos outros em dia, são por excelência locais ideais de reencontro de amigos muitas vezes amigos da escola primária, o reencontro daquelas pessoas que se casaram e deixaram de ter vida social e que ali encontram todo um tempo para matar saudades, sempre na presença daquela pessoa amarela que decidiu que tava farta de cá andar = defunto.
É maravilhoso observar a capacidade que o ser humano tem de estar sentado numa casa mortuária fashener e pimba toca de dizer que aquela tá mais magra, que a outra anda cas nails que é uma miséria, de descobrir que a outra que trabalhava no café deixou de trabalhar porque levava porrada do marido das 23h às 7h e só conseguia dormir até às 8h e não conseguia acordar às 9h para ir trabalhar. Acaba por ser um desfile das personalidades da santa terrinha curioso de observar. No que me toca levo sempre com a mesma frase "Ah tás mais magra" sendo que eu tenho 25 anitos e emagreci aos 18 é sempre bom 6 anos depois perceber que tou de facto mais magra! E a desgraçada da pessoa que decidiu que tava farta de cá andar e que lá está amarela como as bananas a aturar isto tudo, e a pensar "fogo onde eu andava metida". Quero ainda frisar outro aspecto que merece relevo (sou tão chique a falar, tão chique tão chique que até me dá volta à tripa). As casa mortuárias hoje em dia são autênticos refeitórios, esta onde fui até máquina de chocolates tinha. Hello? Um velório é um momento triste certo? Ai ai ai tou tão triste, mas pelo sim pelo não vou comer um Snikers, tava mesmo a apetecer, e a seguir vou comer hum deixa cá ver um salame, parece-me bem, e pra desembuchar vou beber hum uma Coca Colazita.
Qualquer dia uma pessoa pensa em ir jantar fora e prontos olha pelo sim pelo não vamos ali à Casa Mortuária servem bem e é barato!

1 comentário:

Red disse...

está uma pessoa a fazer um intervalo, abre esta pagina e vê o tema " velório " axas bem?